Dicas

3 cuidados que as mães devem ter durante o período de amamentação

A amamentação é tão importante para o desenvolvimento do bebê que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde, o leite materno deve ser o único alimento ingerido nos primeiros 6 meses de vida. 

A tarefa é relativamente simples, mas exige alguns cuidados especiais que podem fazer toda a diferença para que o processo dê certo.

Hidrate-se

Durante e após a gestação, muito se fala sobre a hidratação da pele para ajudar na prevenção de estrias. Porém, é importante redobrar a atenção também à hidratação interna, aquela que adquirimos diariamente por meio da alimentação e ingestão de água.

Cerca de 87% do leite materno é água, e é preciso estar com a hidratação em dia para dar suporte à produção dos cerca de 750 ml diários de leite, quantidade média produzida pelas mamães. Segundo especialistas, 3 litros de água por dia é a quantidade ideal a ser ingerida.

Se você tem dificuldades para tomar água no dia a dia, não se preocupe: o próprio ato de amamentar costuma causar sede, o que também facilita para as lactantes ingerirem os níveis adequados do líquido, então basta aproveitar o momento e se favorecer.

Cuide da saúde dos seios

Além da atenção aos aspectos internos, também é importante cuidar e preparar a própria mama para o aleitamento. Veja quais são os principais cuidados:

  • Os seios devem ser higienizados normalmente durante o banho, não sendo necessário nenhum outro tipo limpeza;
  • Não esfoliar ou hidratar os mamilos, a menos que indicado pelo médico;
  • Mantenha o sutiã limpo e seco, evitando o uso de absorventes e conchas protetoras;
  • Amamente numa posição confortável e assegure-se de que o bebê está com a pega adequada, para evitar rachaduras e machucados;
  • Tente revezar os seios a cada mamada, para que eles não fiquem sobrecarregados ou empedrem o leite;
  • Se estiver produzindo leite em excesso, evite compressas mornas e quentes — prefira as frias, que não estimulam o aumento da produção. Nestes casos, também é uma boa ideia congelar o leite (ele mantém suas propriedades por até 15 dias congelado) e oferecer ao bebê caso o mamilo esteja machucado.
Dê atenção especial à alimentação

Um dos principais cuidados na amamentação — senão o principal — é em relação à alimentação. Isso ocorre porque, se a alimentação da mamãe não estiver adequada, o leite também fica desequilibrado, o que pode prejudicar a saúde do bebê. 

Prefira consumir verduras, frutas, legumes, cereais e evite o consumo de alimentos industrializados ou que não possuam valor nutricional significativo.

E mesmo com a alimentação adequada, muitas vezes, a lactante não consegue obter as vitaminas e nutrientes necessários apenas com a alimentação, e uma saída é a complementação alimentar.

Para solucionar essas necessidades, podemos falar do legítimo Cogumelo do Sol® que é uma opção bastante saudável.

Ele é um alimento que possui todas as vitaminas do complexo B, ajuda na melhora da imunidade, da circulação e da flora intestinal, entre outros benefícios. Por se tratar de um alimento natural, e não um medicamento, o Cogumelo do Sol® pode ser utilizado normalmente por lactantes. 

Viva bem. Viva com saúde

Fontes: Biblioteca Virtual em Saúde, Ministério da Saúde, Blog do Ministério da Saúde, Revista Bebê, Abril, Veja Saúde 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *