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Diabetes: 5 dicas para saber como prevenir

5 dicas para saber como prevenir a diabetes

Para ter uma vida saudável é importante saber como prevenir a diabetes. Ela é uma doença crônica e sem cura, devido ao excesso de açúcar no sangue. Existem dois tipos de diabetes, sendo a tipo 1 quando o pâncreas não produz insulina o suficiente e o tipo 2, que ocorre quando o organismo não consegue utilizar esse hormônio da maneira correta. Vale lembrar que a insulina é a principal responsável por controlar os níveis de glicose (açúcares) no corpo humano, por isso é importante fazer exames de check up regularmente.

A diabetes do tipo 2 representa mais de 90% dos casos e tem relação direta com o estilo de vida dos portadores da doença.

Leia neste artigo 5 dicas essenciais para prevenir a diabetes.

Pratique atividade física

Praticar atividade física não significa que você precise virar um atleta. A OMS recomenda, no mínimo, 150 minutos de exercício físico por semana, ou seja, 30 minutos por dia, 5 vezes na semana.

Quando nos exercitamos, gastamos energia,que é adquirida através da glicose. Ela é gasta não somente durante o treino, mas até nas 12 horas seguintes às atividades. Além disso, ao fazer exercícios, seu sono e disposição também melhoram.

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Beba água

Nosso corpo é composto por 70% de água, por isso, seu consumo é essencial. Ela não deve ser substituída por sucos, refrigerantes e demais bebidas açucaradas. A recomendação da Organização Mundial de Saúde é que seja feita a ingestão de pelo menos 2 litros de água por dia

Evite bebidas alcoólicas e cigarro

As bebidas alcoólicas costumam ser muito calóricas, possibilitando o ganho de peso. Com o aumento da gordura corporal, o pâncreas produz mais insulina e isso facilita a entrada dos açúcares no sangue, o que pode provocar a diabetes. 

O cigarro aumenta as taxas de cortisol, estimula a formação de radicais livres e prejudica a ação da insulina no corpo. 

Vá ao médico e faça exames regularmente

Alguns dos sintomas da doença são a perda de peso, cansaço, falta de energia, muita sede, repetidas idas ao banheiro e cicatrização lenta. Porém, ela também pode ser silenciosa, e você corre o risco de descobrir somente quando ela estiver avançada. 

Com o exame de glicose em jejum é possível verificar a taxa de glicose no sangue. Caso esteja alta, com o acompanhamento médico correto e a mudança de hábitos, se evita a evolução da doença.

Tenha uma alimentação saudável

A combinação perfeita de arroz e feijão deve ser seguida no almoço e jantar. Sempre acompanhados de legumes e verduras, deixando o prato mais colorido possível. 

No intervalo dessas refeições, consuma frutas in natura nos lanches, evitando os sucos que, mesmo naturais, têm um alto teor de açúcar. Todos esses alimentos são fontes excelentes de vitaminas, fibras e minerais, tudo que o corpo necessita para trabalhar corretamente. 

Fuja dos embutidos e alimentos ultraprocessados como salsicha, presunto, linguiça, fast-food e bolachas recheadas, inclusive as versões diet e light. Eles têm um alto teor de açúcar, sódio, calorias e gorduras, aumentando o risco de doenças como a diabetes. 

Confira aqui 6 Dicas para uma dieta sem açúcar.

Além dessas recomendações preventivas, faça várias refeições ao longo do dia, o jejum intermitente favorece o aparecimento da doença. Comer devagar e mastigar bem os alimentos também ajuda. Se alimentar rápido demais aumenta o risco de diabetes em 2,5 vezes, segundo dados de um estudo da Sociedade Europeia de Endocrinologia. 

Com a correria do dia a dia fica mais difícil comer corretamente. A solução para essa rotina é contar com a ajuda de um complemento alimentar como Cogumelo do  Sol®. Ele tem um alto valor nutricional e baixo índice calórico, elementos importantes na prevenção da diabetes. Confira aqui 4 maneiras de tomar Cogumelo do Sol®.

É um forte aliado no fortalecimento da imunidade, auxilia na ativação da circulação sanguínea, na flora intestinal, tem ação antioxidante e além disso, complementa as carências nutricionais, pois possui em sua composição:

  • Beta Glucana;
  • Ergosterol;
  • Arginina;
  • Triterpenos; 
  • Vitaminas do complexo B;
  • Antioxidantes;
  • Isoflavonas;
  • E mais de 150 nutrientes importantes para o organismo.

Possui registro na Anvisa e é livre de efeitos colaterais, portanto, pode ser consumido por qualquer pessoa, independente da idade. 

Não tenha pressa! A mudança dos hábitos pode ser gradual, o importante é seguir todas as dicas para melhorar cada vez mais o seu estilo de vida. 

Fonte: OMS, ScienceDaily, Hospital Sírio Libanês, G1 e Fleury.

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