Dicas

Pacientes oncológicos: Alimentos proibidos e permitidos para manter a qualidade de vida

Alimentação no tratamento do câncer

Uma alimentação equilibrada e balanceada deve ser uma preocupação de qualquer pessoa que almeja uma maior qualidade de vida. Pacientes oncológicos, por sua vez, precisam se atentar a alguns cuidados adicionais na hora de pensar na dieta.

Vamos conversar sobre a alimentação no tratamento do câncer e entender quais alimentos devem ser evitados e quais são boas opções. Lembre-se sempre, é claro, de seguir as recomendações dos profissionais que o acompanham.

Neste artigo você vai ler sobre:

  • Alimentos não indicados durante o tratamento oncológico
  • Alimentos permitidos para pacientes com câncer
  • Algumas dicas extras
  • Alimentação saudável é crucial durante o tratamento do câncer
Alimentos não indicados durante o tratamento oncológico
  • Bebidas alcoólicas: Apesar de o consumo poder ser feito de maneira muito moderada, alguns casos pedem que a bebida alcoólica seja totalmente evitada. Quando existe a presença de feridas em algum lugar do trato digestivo, na boca ou garganta, por exemplo, a bebida não deve ser consumida, pois pode piorar a situação;

  • Frituras: Alguns alimentos podem gerar substâncias cancerígenas ao serem preparados em óleo, por isso devem ser evitados pelos pacientes oncológicos (e para quem deseja se alimentar bem). Além disso, a fritura pode aumentar as taxas de colesterol ruim e causar ou agravar problemas de coração;

 

  • Ultraprocessados: Os refrigerantes, salgadinhos, doces, salgados e demais alimentos ultraprocessados (industrializados) devem ser evitados especialmente por pacientes que fazem tratamento contra o câncer, pois além de serem facilitadores da formação de radicais livres, eles estimulam a gordura visceral e a obesidade.
Alimentos permitidos para pacientes com câncer
  • Ovo: Esse alimento é permitido desde que esteja completamente cozido, para evitar a ingestão de microrganismos prejudiciais. Lembrando que se deve sempre seguir as recomendações dos profissionais que acompanham o paciente;

  • Carne vermelha: É permitida a ingestão de carne vermelha desde que ela esteja bem cozida, sem nenhum ponto rosado. Além disso, a carne não deve ser descongelada em temperatura ambiente, e sim na própria geladeira ou no micro-ondas;

  • Peixe: Os peixes carregam o ômega-3, muito importante para uma nutrição equilibrada, mas o ponto do cozimento também precisa ser considerado nesse caso. Eles precisam estar sempre bem cozidos e nunca crus;

  • Legumes, verduras e frutas: Esses alimentos são sempre muito bem-vindos. Por serem fontes de nutrientes importantes para o corpo, eles ajudam a tornar a alimentação mais equilibrada. Os cuidados com a higienização devem ser sempre seguidos, lavando um a um e utilizando soluções de hipoclorito de sódio a 1% (nunca cloro puro).

Algumas dicas extras:

  • Está com diarreia?
    Intensifique a ingestão de líquidos e limite o uso de temperos e sal. Alimentos que soltam o intestino devem ser evitados, como mamão, leite e laranja. Bons substitutos são limão, goiaba e banana.

  • Está com a boca seca?
    Beba muitos líquidos e opte por refeições como sopas e caldos, sempre evitando adicionar ultraprocessados.

  • Está com constipação?
    Aumente a quantidade de frutas laxantes, como laranja, mamão e ameixa, e alimentos ricos em fibras como os grãos integrais.
Alimentação saudável é crucial durante o tratamento do câncer

Manter uma dieta rica em nutrientes é fundamental para manter uma boa qualidade de vida, especialmente para pacientes oncológicos.

O legítimo Cogumelo do Sol® é um complemento alimentar natural, de alto valor nutricional, registrado pela Anvisa e com pesquisas científicas na área da oncologia,  que garantem a sua eficácia.

Além disso, ele contém a Beta Glucana, uma fibra solúvel imunomoduladora, que é perfeita para quem precisa equilibrar a imunidade, como é o caso de quem faz tratamentos para o câncer.

As doenças oncológicas exigem quimioterapia, cirurgias e outros procedimentos e o Cogumelo do Sol® e estar com o organismo fortalecido fará grande diferença na hora de garantir vitalidade para não precisar interromper o tratamento.

Viva bem. Viva com saúde.

Adquira já o legítimo Cogumelo do Sol® pelo site. Clique aqui

Leia também: O que é quimioterapia e quais seus principais efeitos


Fontes: Inca (Instituto Nacional do Câncer), We Care Skin, Revista Abrale

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *