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5 Dicas para criar uma rotina alimentar saudável na melhor idade!

Que tal cuidarmos bem daqueles que cuidaram tanto de todos nós?

No Brasil, a população na melhor idade já representa 14%, sendo um total de quase 30 milhões de pessoas. As projeções ainda mostram dados otimistas de longevidade na vida dos brasileiros!

Os idosos, que são pessoas com idade acima de 60 anos precisam, no entanto, receber cuidados especiais, para que possam fazer parte dessas estatísticas e mais do que isso, ter uma boa qualidade de vida para aproveitar os momentos de felicidade junto aos seus familiares e amigos.

A alimentação proporciona uma vida saudável na terceira idade.

O segredo para garantir qualidade de vida na melhor idade é conseguir balancear a saúde física e mental e uma boa nutrição contribui para esse equilíbrio.

A longevidade está diretamente ligada ao estilo de vida de cada indivíduo, por isso tenha em mente o cuidado permanente com a alimentação e outros pontos indispensáveis, como:

·         Os novos momentos de prazer e felicidade;

·         A capacidade física e psicológica;

·         Os exames médicos de rotina;

·         Uma vida sociável junto de familiares e amigos;

·         A adaptação gradativa e natural à melhor idade;

·         Novas descobertas e vivências;

·         A autoestima e alegria diária;

·         Boas noites de sono e cochilos diurnos.

E não se esqueça de que, nos alimentos se encontra a energia necessária que auxilia em todas essas áreas da vida.

O que vai ao prato gera impactos na saúde e no bem-estar de todas as pessoas, mas nos idosos, o organismo já passou por muitas mudanças, que tornam imprescindíveis uma atenção maior.

É muito comum na melhor idade, que a pessoa tenha o paladar menos apurado, sinta menos sede e até alguma dificuldade no processo de mastigação e deglutição de certos alimentos, por isso é preciso cuidar com carinho!

O consumo equilibrado de todos os grupos de alimentos, faz também muita diferença!

5 Dicas para criar uma rotina alimentar saudável para idosos!

1 – Faça uma lista com os alimentos mais apreciados pela pessoa que irá consumir e divida-os conforme a pirâmide alimentar para idosos acima;

2 – Prefira fazer compras semanalmente de acordo com a lista criada, de modo que seja possível variar o cardápio, tornar agradável e muito prazeroso os momentos das refeições e garantir alimentos mais frescos;

3 – Elabore o cardápio semanal completo, com os itens da compra e deixe disponível para a pessoa responsável no preparo dos alimentos;

4 – Deixe água fresca sempre à disposição ou ofereça com frequência para evitar que o idoso deixe de hidratar o corpo;

5 – Leve as frutas e prepare diariamente pequenas porções de alimentos (lanches), pois isso facilitará uma alimentação diária com 6 refeições, divididas entre: Café da manhã, almoço, jantar e mais 3 horários para lanches intermediários.

Cuidados especiais no preparo e alimentação de idosos:

·    Prefira alimentos que sejam mais fáceis de mastigar;

·  Use pouco sal e produtos industrializados que possuem altos teores de sódio;

· Os intervalos entre as refeições são sugeridos para períodos inferiores a 3 horas de distância entre uma alimentação e outra;

· A hidratação com líquidos ajuda no funcionamento do intestino e rins;

   

Todo idoso é um presente e por isso a Cogumelo do Sol ®, trabalha há 26 anos no complemento alimentar que oferece mais de 150 nutrientes, que comprovadamente ajudam a equilibrar o sistema imunológico e ser um auxiliador importante na qualidade de vida de todas as pessoas, inclusive as da melhor idade.

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