Dicas

4 Atividades que toda pessoa na melhor idade adora fazer

Em todas as fases da vida é muito importante cuidar da saúde emocional das pessoas, mas e quando se trata das que já estão acima dos 60 anos?

É preciso ter muita atenção com a transição de uma pessoa para a terceira idade, pois embora muitas se sintam muito bem e até tenham ainda uma vida profissional ou com outras atividades, há aquelas que sentem alterações com a autoestima e precisam de mais cuidados.

Entre as questões que são muito importantes para o bem-estar emocional, estão o fortalecimento do vínculo familiar. Se sentir amado e protegido, conversar, receber incentivo para fazer coisas novas, ter uma companhia para as consultas médicas, entre outras coisas, os alegram muito.

Além do envolvimento familiar, estão as atividades que são capazes de aumentar a qualidade de vida e que eles adoram fazer, mas não custa dar uma ajudinha.

Vale reforçar que em razão de um período de isolamento social, que aliás não faz nada bem para as pessoas na terceira idade, a atenção e o cuidado precisam ser redobrados.

Pessoas acima de 60 anos têm mais liberdade e tempo para aproveitar a vida e não há nada mais gostoso do que ter um projeto pra chamar de “meu”, não é mesmo?

Confira as nossas sugestões de atividades para pessoas na terceira idade:

 1 – Exercitar o cérebro

A mente também envelhece e por isso precisa ser exercitada para prevenir condições degenerativas como o Alzheimer. E eles adoram desafiar a memória e o raciocínio. Isso proporciona uma sensação maravilhosa de estar lúcido e saudável.

Jogos de memória, palavras cruzadas, jogo de dama ou xadrez ou fazer contas usando o método tradicional, além de outras, são atividades ricas e uma verdadeira ginástica para o cérebro.

2 – Dançar

A dança é uma atividade que além de exercitar o corpo, ajuda a manter a socialização, trabalha a memória, reduz o estresse e previne a depressão.

Em razão do isolamento social, muitas plataformas digitais estão disponibilizando aulas online e ao vivo com professores de dança, que pode ajudar a criar uma rotina saudável para não se sentirem sós, além do exercício que faz muito bem.

3 – Cultivar Horta ou Jardim

Trabalhar com a terra é uma atividade muito relaxante. E é possível, mesmo em ambientes pequenos, cultivar plantas e hortaliças, sendo uma alternativa muito recomendada na terceira idade.

O cultivo envolve a obtenção de resultados do próprio trabalho e portanto, é capaz de exercitar a criatividade e a memória, além de criar uma rotina prazerosa, afinal plantas são seres vivos que dependem de cuidados.

 4 – Praticar pintura ou restauração

As atividades manuais, que podem ser artes plásticas ou até mesmo carpintaria é um grande estímulo para a criatividade e a imaginação.

Pintar quadros, tecidos e objetos em geral ou recuperar algo próprio, pode ajudar a criar um momento muito especial para a pessoa na melhor idade. Essas rotinas envolvem e ajudam a desenvolver habilidades, algo de que eles precisam muito.

Importante: Não se esqueçam de verificar as condições para a realização dessas atividades, que devem acontecer em ambientes e acomodações seguras.

Cada dia que você se dedica a uma pessoa que já viveu muito, é um ato de gratidão.

Confira outros artigos para encontrar alternativas valiosas para te ajudar a cuidar daquela pessoa que você ama.

Fonte: Fusesc – Fundação Codesc de Seguridade Social

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *