Dicas

Os benefícios do Yoga para corpo e mente

O yoga é um dos exercícios que mais traz vantagens tanto ao corpo quanto à mente, pois trabalha de forma integrada. Seja para relaxar ou até mesmo aumentar a flexibilidade, essa prática milenar pode ser feita por crianças até idosos, sendo bastante versátil e democrática.

Existem diversos tipos de yoga. Dentre as mais conhecidas estão as práticas Ashtanga Vinyasa, que é composta por oito ásanas fixos; a Hatha, feita por posturas alinhadas para permitir a plena consciência, e a Yoganidrá, que leva o praticante a um estado entre a vigília e o sono, buscando também a recuperação das energias.

Diante de tantas possibilidades, é preciso fazer o acompanhamento para escolher a melhor abordagem e forma com que ele irá se adequar às suas necessidades e limitações. 

Conheça alguns benefícios do yoga para a sua saúde

Os exercícios propostos pelo yoga tendem a melhorar a resistência e fortalecer músculos, isso vai ajudar no desempenho das atividades do dia a dia. Por isso, o yoga é uma boa pedida para idosos, por exemplo, que buscam atividades de menor impacto, mas que ainda assim auxiliem na tonificação muscular, reduzindo o risco de quedas e fraturas.

As técnicas e posturas também levam o praticante a ter uma maior consciência do seu corpo, assim é possível corrigir possíveis pontos de tensão. Também é possível prevenir problemas na coluna e outras articulações. Existem até exercícios específicos para dores na coluna, ou para aqueles que possuem dores no joelho. Para as mulheres, o yoga também pode ser uma parceira durante a menstruação, aliviando também sintomas da TPM e até diminuindo cólicas e inchaços tão típicos desse período.

Outro ponto chave é a flexibilidade. Nas primeiras aulas, é até comum que o praticante sinta algumas dores, mas com o tempo elas se vão e as posturas se tornam naturais.

Por ser uma prática integrada, a mente é bastante trabalhada no yoga, principalmente através da meditação. Assim como uma maior consciência corporal, o praticante também tem maior controle emocional e equilíbrio mental. Um dos grandes benefícios é a sensação de paz e bem-estar, reduzindo o estresse e a ansiedade, isso porque é possível controlar os níveis de cortisol, hormônio responsável por regular o estresse.

Outro hormônio que é estimulado com a prática do yoga é a melatonina, responsável por regular o sono. Sendo assim, é muito indicada para quem sofre de insônia, por permitir que o corpo relaxe e tenha boas e revigorantes noites de sono. Através do yoga também aprendemos exercícios para melhorar a respiração, que vai influenciar diretamente na circulação sanguínea e na pressão arterial, sendo também um bom exercício para hipertensos.

Por diminuir a ansiedade, o exercício também pode auxiliar no tratamento de distúrbios alimentares, como a compulsão ou bulimia, e consequentemente no emagrecimento, sendo também uma aliada no combate aos sintomas da depressão e outras patologias.

Então, diante de tantos benefícios, que tal não perder tempo e começar logo a sua prática?

E para ganhar energia e disposição para a prática de exercícios, tome Cogumelo do Sol®  todos os dias.

Viva bem. Viva com saúde.

Fontes: Ecycle, Tua Saúde, Saúde Abril.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *