Dicas

Circulação Sanguínea: 4 dicas para manter saudável essa função vital

Nosso coração trabalha ininterruptamente para que a nossa circulação sanguínea seja mantida. Com isso, ao circular,  o sangue leva o oxigênio e demais componentes vitais para todos os nossos órgãos e tecidos.

Esses pontos explicam o motivo de ser tão importante evitar fatores que possam comprometer esse processo.

Neste artigo vamos dar algumas dicas importantes sobre como manter a circulação sanguínea saudável. 

Como já dissemos, qualquer interferência em nossa circulação sanguínea pode comprometer sua atividade e prejudicar nossa saúde.

Os problemas circulatórios geralmente são causados por maus hábitos nutricionais, além de outros fatores de risco como fumar e ter uma vida sedentária.

Entre os sintomas de uma circulação comprometida, estão:

Todos esses sinais são motivos para buscar ajuda médica de um especialista vascular, que possa orientar sobre os cuidados e tratamentos disponíveis.

Dicas para manter boa circulação sanguínea

Existem atitudes que ao serem incorporadas em nossa rotina diária, ajudam a minimizar os problemas vasculares e atuam na manutenção preventiva da saúde do sistema circulatório do sangue. 

Confira abaixo e busque inserir em suas atividades:

1. Água sempre

Nunca será demais repetir sobre a importância de manter o consumo de água frequente, sendo recomendado ingerir no mínimo dois litros de líquido por dia.

A maior parte de nosso sangue é composta por água, o que faz com que todos os nossos órgãos funcionem bem, além de ajudar na diminuição da viscosidade do sangue, que auxilia na circulação.

2. Mude de posição

Ficar parado por muito tempo na mesma posição compromete a circulação. Por exemplo, quando ficamos sentados durante o trabalho ou estudo sem nos mover, isso faz diminuir o fluxo sanguíneo para as pernas e pode causar inchaços e varizes.

É preciso de hora em hora levantar-se e até fazer uma pequena caminhada para movimentar as pernas e pés. Alongamentos também são recomendados.

Outra dica importante é inserir atividades físicas na rotina. Os exercícios ativam a circulação e previnem o sedentarismo.

E ainda que seja apenas uma caminhada ou alongamento, isso auxiliará no bombeamento do sangue pelo corpo.

3. Não fume

Que o cigarro é muito prejudicial para os pulmões e garganta todos nós já sabemos, mas vale dizer que ele é muito nocivo para a circulação sanguínea.

Substâncias como a nicotina causam estreitamento dos vasos por onde o sangue passa e o monóxido de carbono da fumaça reduz a concentração de oxigênio no sangue.

4. Alimentação Saudável

A alimentação balanceada e rica em folhas, frutas e vegetais é uma grande aliada para manter a boa circulação sanguínea

Evitar gorduras e o excesso de sal e açúcar, também ajudam manter o colesterol em bons níveis, o que impacta na circulação.

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Viva bem. Viva com saúde.

Fonte: Vida e Saúde – Marcio Atalla

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