Dicas

Dia Mundial da Saúde: A conscientização e os cuidados diários salvam vidas

Dia Mundial da Saúde: A conscientização e os cuidados diários salvam vidas

O dia mundial da saúde é comemorado em 07 de abril, mas não é só nesta data que precisamos repensar nossos hábitos diários, afinal, nunca ficou tão evidente o quanto a saúde importa, especialmente com os acontecimentos dos últimos tempos, durante a pandemia.

A prevenção começa com atitudes, como: se alimentar bem, fazer atividades físicas, dormir bem, entre outras que contribuem com a nossa imunidade e nos fazem sentir bem e ter saúde.

É sobre isso que queremos falar neste artigo e convidamos você a conferir algumas dicas dos cuidados diários que farão com que você tenha uma saúde de ferro. Siga a leitura.

Neste artigo você vai ler sobre:

  • Como e quando surgiu o Dia Mundial da Saúde 

  • Dicas de cuidados para se manter bem

  • Os benefícios do Cogumelo do Sol para sua saúde
Como e quando surgiu o Dia Mundial da Saúde

A data foi criada em 07 de abril de 1948 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), porém, foi em 07 de abril de 1950 que começaram oficialmente as comemorações. Tudo isso devido à preocupação em manter a saúde das pessoas e alertá-las sobre os principais problemas que podem atingir a população. 

A OMS entendeu que a saúde não quer dizer falta de doença e, sim, um estado de completo bem-estar físico, mental e social. Portanto, a melhor forma para se chegar ao estado pleno de saúde é através da prevenção, que começa com a junção de bons hábitos. 

Leia também: Imunidade: Como identificar os sinais de fraqueza do organismo e se cuidar

Dicas de cuidados para se manter bem

O nosso corpo é o nosso bem mais precioso e ele funciona como uma fábrica que necessita que todas as linhas de produção estejam alinhadas, que nos levará a ter saúde e bem-estar. Confira as dicas que reunimos para te ajudar:

Faça exercícios regularmente

A OMS publicou novas diretrizes com relação à prática de exercícios. Ela recomenda que os adultos realizem 300 minutos de atividades físicas por semana ou 150 minutos de atividade física intensa por semana, se não tiver nenhuma contraindicação.

Além disso, que a pessoa faça até uma hora de exercícios por 5 dias ou 40 minutos por 7 dias. Essa prática diminui os riscos de doenças cardiovasculares, diabetes, colesterol e libera hormônios como endorfina e serotonina, dando sensação de bem-estar.

Tenha boas noites de sono 

Para que o corpo se mantenha saudável, ele precisa se restaurar durante o sono. É nesse período que o copo repara os tecidos, repõe as energias, assim, mantendo o seu corpo saudável e disposto para o próximo dia. 

Especialistas recomendam que adultos durmam de 7 a 9 horas por noite, adolescentes de 8 a 10 horas, crianças de 9 a 13 e bebês de 12 a 16 horas por dia. Com a correria do dia a dia, essa quantidade de horas que um adulto necessita dormir está se tornando cada vez menor, mas ela é de suma importância.

Pensando no seu futuro, é importante se conscientizar que não adianta pular etapas, pois no futuro, isso poderá causar algum impacto na sua saúde e bem-estar. 

Para que você consiga ter uma boa noite de sono, separamos algumas dicas para você acordar renovado:

  • Mantenha um horário regular para dormir e acordar;
  • Evite exercícios ou atividades intensas perto do horário de dormir;
  • Pare de mexer nos dispositivos eletrônicos como celular, smartphones e tablets por, pelo menos, 2 horas antes de dormir. A razão é que eles emitem a chamada luz azul, que pode prejudicar o sono, pois deixa o nosso cérebro em alerta;
  • Crie um ambiente confortável e propício ao sono como um lugar escuro e silencioso.
Reserve um tempo para você e cuide da sua saúde mental

Qualquer coisa que seja em excesso é prejudicial ao corpo. Estar em alerta por muitas horas causa estresse e pode desencadear doenças como hipertensão, doenças cardíacas, falta de concentração, entre outras patologias.

Por isso, é importante reservar um tempo para relaxar, nem que seja por alguns minutos por dia. Esse momento deve ser inteiramente seu, dessa forma, deve ter coisas que lhe deem prazer como ler um livro, passear num parque, meditar, ver o episódio de uma série.

Não importa o que vai fazer, desde que lhe traga bem-estar. Com isso, sua concentração e produtividade vão melhorar, te deixando mais seguro em tomar decisões ao longo do dia. Fique longe das redes sociais e celular nesses momentos, sua saúde mental agradece.

Alimente-se bem 

Alimentar-se bem não significa se privar de todos os prazeres da vida. Você não precisa entrar em uma dieta super restritiva para que seu corpo fique saudável, apenas tem de equilibrar os alimentos que consome. 

Ter uma dieta rica em legumes, verduras, fibras, frutas e diminuir o açúcar e alimentos gordurosos, vai refletir não só no interior do seu corpo, como no exterior. 

Outra dica importante é evitar alimentos processados, que demoram para vencer e possuem muitos conservantes.

Além disso, não podemos esquecer da hidratação, afinal, nosso corpo é constituído por 70% de água. Por isso, ela é essencial em nossas vidas, sendo recomendado que cada pessoa tome 35ml por quilo. Exemplo: Uma pessoa com 70 kg deve tomar 2,450ml de água por dia.

Claro que em dias mais quentes e quando fizer a prática de exercícios físicos, é importante que você tome mais líquidos que o normal. 

Os benefícios do Cogumelo do Sol® para sua saúde

Por diversas vezes, com a correria do dia a dia, não conseguimos nos alimentar direito, além de deixarmos de praticar exercícios e até de curtirmos nossos momentos de lazer e, por isso, vale buscar uma complementação nutricional para repor as carências que o nosso corpo precisa.

O Cogumelo do Sol® é um complemento alimentar líder no mercado e o único que contém pesquisas científicas em cardiologia, oncologia, imunologia, antioxidantes e nutrição, que garantem a sua eficiência. Além disso, possui registro na Anvisa.

De alto valor nutricional, o legítimo Cogumelo do Sol® é livre de gorduras ruins, mas possui ômegas, que são benéficas para o cérebro, a saúde cardiovascular, dos olhos, além de ação antiinflamatória.

Entre outras vantagens de consumir o Cogumelo do Sol® todos os dias, ele é um produto 100% natural, que tem por objetivo equilibrar a imunidade, dando mais energia e disposição. E tem mais, ele é um alimento detox, que faz uma limpeza no interior do corpo, ajudando a reduzir as toxinas.

Conheça também outras funções do Cogumelo do Sol®:

  • Ativa a circulação;
  • Equilibra a imunidade e flora intestinal;
  • Contém fitormônio que melhora a qualidade da pele;
  • Aumenta a disposição;
  • Possui todas as vitaminas do complexo B;
  • Contém isoflavona, conhecido como o “pai” dos Ômegas 3, 6 e 9, que ajudam a melhorar a lubrificação das articulações.

Leia também: Cogumelo do Sol ®: Do cultivo aos benefícios para sua saúde

O Cogumelo do Sol® não tem contraindicações e pode ser consumido por pessoas de todas as idades, inclusive gestantes e crianças. Não é à toa que há quase 3 décadas ele cuida da saúde dos brasileiros.

Viva bem. Viva com saúde.

Fontes: Pfizer, OMS e Viva bem UOL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *