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6 Dicas para uma dieta sem açúcar

Você, com certeza, já deve ter ouvido falar a respeito de mil e uma formas de ter uma alimentação mais saudável e livre de açúcar. No entanto, além de diversas dessas formas envolverem dietas altamente restritivas, é possível afirmar que nenhuma delas funcionará para sempre em sua vida.

Afinal de contas, quando você priva o seu organismo do consumo de algo, a tendência é que em algum momento, por questões físicas e psicológicas, você acabe cedendo. E é nesse momento que os exageros acontecem.

Assim, além de desequilibrar todo o seu organismo, pela ruptura repentina do consumo de açúcar, você ainda acaba consumindo muito mais do que o normal, justamente por estar se privando.

Por isso, reunimos, no post de hoje, algumas dicas que com certeza irão te ajudar a fazer uma reeducação do seu consumo de açúcar, de forma constante e equilibrada, sem cometer loucuras.

Continue nos acompanhando e descubra que é sim possível diminuir o consumo desse alimento. Boa leitura!

Você dificilmente conseguirá se livrar do consumo ou ao menos diminuí-lo, caso não tenha uma motivação. E acredite: apenas desejar perder peso muitas vezes não é suficiente.

Isso porque o açúcar gera uma dependência química em nosso organismo, o que faz com que aconteçam verdadeiras crises de abstinência quando o consumo é simplesmente cessado.

Por isso, reeducar o seu cérebro a respeito do consumo desse alimento é super importante procurar ler mais sobre os malefícios que o consumo do açúcar em excesso pode causar, por exemplo. É uma excelente forma de começar esse processo.

Acredite: cortar o refrigerante é muito mais fácil do que qualquer outro alimento. E não estamos falando que você não pode mais tomar essa bebida, mas sim que você pode reduzir o seu consumo. Se você costuma beber refrigerante todos os dias, por exemplo, experimente deixar para consumir apenas aos finais de semana.

Substituir o refrigerante por outras bebidas também pode ser uma excelente opção. Água com gás e limão, por exemplo, é uma delícia e faz muito bem ao organismo. Que tal experimentar?

Você com certeza já deve ter ouvido falar a respeito dos altos índices de açúcar que os produtos industrializados possuem em suas composições. É justamente por isso que você deve evitá-los. Mas a gente sabe, uma hora ou outra, aquela vontade de comer algo um pouco menos saudável vai bater. O que fazer, então?

Como citamos no começo deste post, o ideal é que você não se prive de nada, para que não acabe tendo crises compulsivas alimentares. Por isso, estabelecer algumas regras de consumo de produtos industrializados já pode ajudar bastante nesse sentido.

Experimente reduzir o seu consumo apenas a um dia da semana, como na sexta-feira. Assim, seu cérebro também entenderá que existe um dia específico para esse tipo de vontade.

Se dê a chance de conhecer e provar o verdadeiro sabor dos alimentos, sem a adição de açúcar ou demais condimentos. De início, você pode até estranhar, afinal, não está acostumado (a) ao sabor natural, mas esse é um processo e aos poucos você irá se adaptar.

Assim, além de melhorar de forma considerável os seus hábitos alimentares, você ainda ajudará no amadurecimento do seu paladar, o que é fundamental para comer melhor e de forma mais saudável.

Caso você definitivamente não abra mão de sentir aquele gosto docinho em seus alimentos, mas precisa ao menos diminuir o consumo de açúcar, uma ótima dica é a de começar a fazer substituições saudáveis.

Se antes você fazia suas receitas de doces utilizando açúcar ou qualquer outro adoçante, por exemplo, experimente substituir esse ingrediente por mel. Além de ser natural, o mel ainda oferece inúmeros benefícios ao funcionamento do organismo humano, como:

– Redução do estresse metabólico;

– Fortalecimento do sistema imunológico;

– Melhora da função cerebral;

– Combate à insônia.

Essas são apenas algumas dicas que com certeza podem te ajudar a ter uma dieta sem açúcar no seu dia a dia e, assim, ter uma alimentação mais saudável e equilibrada. Porém, lembre-se sempre: nenhuma dieta restritiva pode trazer benefícios a longo prazo ao seu organismo, por isso é fundamental não as fazer.

Você é daquelas pessoas que adora encher seu lanche, pizza ou qualquer outro prato de catchup, maionese, mostarda e demais condimentos? Pois fique sabendo que, além de serem ultraprocessados, esses molhos ainda são riquíssimos tanto em sódio, quanto em açúcar. Ou seja, ambos altamente nocivos ao seu organismo, quando consumidos em excesso.

Por isso, seguindo a dica de consumir alimentos com seu sabor natural, mesmo no caso de lanches, pizzas e demais alimentos, experimente evitar a adição desses tipos de condimentos.

Seu organismo precisa ser reeducado aos poucos para que você tenha bons resultados. E, acima de tudo, paciência consigo mesmo. Esperamos que nossas dicas sobre como ter uma dieta sem açúcar, ou com consumo reduzido desse alimento, possam ter ajudado. Para mais dicas com estas, continue nos acompanhando!

FONTES:

Gazeta do Povo – Saúde e Bem-estar
Mundo boa forma

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