Dicas

O que é e como equilibrar a flora intestinal?

Você cuida da sua flora intestinal como deveria?

As escolhas que fazemos diariamente e o nosso estilo de vida respondem com mais precisão a essa pergunta.

Os problemas com prisão de ventre e diarréia são frequentes na vida de quem tem a flora intestinal em desequilíbrio.

A flora intestinal, também chamada de microbiota intestinal é o conjunto de microrganismos que estão presentes em todo o trato gastrointestinal das pessoas. 

Esses organismos e entre eles certos tipos de bactérias, são necessários para o correto funcionamento do intestino e quando estão em condições normais não causam nenhum mal e ainda são responsáveis pela digestão e fermentação dos alimentos.

Cuidar do intestino é fundamental para nos sentirmos bem em vários aspectos. Ele é um órgão que possui muita influência não apenas para o sistema digestório, mas também impacta no funcionamento do cérebro. 

Alguns especialistas chamam o intestino de segundo cérebro, tão grande é a sua relação com o nosso humor e capacidade de concentração, por exemplo.

Saiba mais sobre esse assunto e descubra como cuidar da sua flora intestinal e ser mais feliz.

A microbiota intestinal possui muitas funções e pode até ser considerada um “órgão virtual” de tão importante e cada pessoa possui em média até 2 quilos de microbiota em seu interior.

São muitas as situações que podem exercer impacto sobre a flora intestinal e resultar em um desequilíbrio, com isso o intestino fica mais suscetível ao ataque de organismos nocivos que vão causar problemas como inflamações e mal estar.

Podemos chamar esse quadro de Disbiose, que é a alteração intestinal causada durante o uso de medicamentos como os antibióticos, em situações de estresse ou na má alimentação. Durante esse ciclo, ocorre a diminuição na quantidade de bactérias boas do intestino e o aumento das bactérias capazes de causar doenças.

Como manter o equilíbrio da flora intestinal

A alimentação, além de outras variáveis como o uso de medicamentos e situações de estresse, são peças-chave para manter a saúde do seu intestino e consequentemente de todo o corpo.

Adotar hábitos saudáveis vão ser especialmente importantes para se sentir sempre bem. Conheça alguns deles:

Consumo diário de fibras regulam o trânsito intestinal;

Dieta rica em verduras e frutas frescas ajudam a eliminar as toxinas do organismo;

Ingestão diária de água de boa qualidade, mineral ou filtrada;

Consumo regular de probióticos facilitam a digestão e absorção de nutrientes;

Evite alimentos gordurosos, multiprocessados, industrializados e adoçados artificialmente.

A variedade de alimentos saudáveis vão auxiliar na manutenção para uma flora intestinal equilibrada.

Uma outra dica muito especial, é que o legítimo Cogumelo do Sol®, do Sr. Mario Kimura, é um grande aliado no equilíbrio da flora intestinal, pois é rico em fibras hidrosolúveis (solúveis em água) . Portanto a ingestão de líquidos é muito importante para um melhor resultado!

Viva bem. Viva com saúde.

Fontes: Pebmed, Drauzio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *