Dicas

Hipertensão: Saiba como prevenir a doença cardiovascular mais comum do Brasil

A hipertensão arterial é uma doença cardiovascular muito comum e também bastante perigosa. Ela demora para dar sinais claros no corpo humano e pode afetar outras estruturas além do coração. Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre esta doença e como prevenir a hipertensão.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), aproximadamente 30% da população brasileira é hipertensa. A doença, caracterizada pelo aumento da pressão arterial, mata mais de 10 milhões de pessoas por ano no mundo.

Segundo o Ministério da Saúde, apenas 10% dos brasileiros acometidos pela hipertensão fazem o tratamento adequado. Um número preocupante, já que o acompanhamento médico é fundamental para o controle da doença. Dessa forma, é importante conhecer seus sintomas e formas de tratamento.

Acompanhe nosso artigo e saiba mais sobre a doença cardiovascular mais comum do Brasil.

Sintomas da hipertensão

Dores no peito, tontura e visão embaçada podem ser indícios de que algo relacionado a sua pressão arterial não está funcionando bem. Como dissemos anteriormente, a hipertensão é uma doença silenciosa e que demora para dar sinais claros no corpo humano. Quando ela se manifesta, pode ser fatal, como durante um episódio de infarto.

Além do coração, estruturas como os rins, cérebro e vasos sanguíneos podem ser prejudicados com a alteração da pressão arterial.

De acordo com a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), considera-se ideal a pressão arterial igual ou menor a 14/8. Porém, médicos apontam para a possibilidade de mudança destes índices, de acordo com a idade, sem comprometimento à saúde. Vale a pena consultar um especialista para verificar a sua pressão arterial sempre que possível.

Fatores de risco

Apesar de não ter sintomas muito claros, existem alguns fatores de risco que podem contribuir para o desenvolvimento da hipertensão. Alguns deles são modificáveis, por isso vale a pena conhecê-los para diminuir as chances de ser acometido pela doença.

Os mais comuns são o sedentarismo, o tabagismo, a ingestão de bebidas alcoólicas em excesso e uma dieta com níveis altos de sódio. Tais fatores de risco, combinados a uma rotina de estresse, podem acelerar (e muito) o desenvolvimento da hipertensão arterial. Já a predisposição genética e o envelhecimento são fatores de risco não modificáveis.

Antes dos 60 anos, dados apontam que os homens são mais propensos à doença. Após os 60, são as mulheres.

Como prevenir a hipertensão

Para diminuir a chance de desenvolver a doença cardiovascular, vale a pena manter hábitos saudáveis. A prática de exercícios físicos, uma alimentação equilibrada e a realização de exames de rotina são essenciais para prevenir a hipertensão arterial e outras doenças.

Além disso, é possível fortalecer o organismo através de complementos alimentícios, como o Cogumelo do Sol®. Desenvolvido há anos, o legítimo Cogumelo do Sol® auxilia na circulação sanguínea e no controle da pressão arterial, além de aumentar a energia e disposição.

O Cogumelo do Sol® não é um medicamento, e por isso não possui contraindicação. Acesse o site e adquira já o seu!

 Fonte: Saúde Abril.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *