Dicas

Menopausa: Os cuidados que as mulheres precisam ter para se sentirem bem.

A menopausa é uma fase natural na vida da mulher, assim como a menstruação e a gestação. Ela define o último período menstrual e, apesar de vir acompanhada de alguns sintomas bastante característicos, não deve ser encarada como uma doença.

Mesmo assim, a verdade é que os sintomas da menopausa podem causar muitos incômodos às mulheres. A boa notícia é que dá para contornar esta situação com cuidados simples que podem ser tomados no dia a dia.

Mulheres com menos de 50 anos – idade em que geralmente ocorre a menopausa – também devem estar atentas, pois a menopausa precoce é mais comum do que se imagina. Por isso, acompanhe a seguir os principais sintomas e os cuidados que o sexo feminino deve ter para se sentir bem durante essa fase.

Por ser uma fase natural do ciclo fértil, a menopausa apresenta sintomas da mesma forma que a menstruação. E a alteração hormonal característica desse período é a grande responsável por isso.

Dentre os sintomas mais comuns entre as mulheres, estão as famosas “ondas de calor”. São sensações intensas e súbitas da temperatura do corpo que ocorrem principalmente na face, tronco e pescoço, onde há um aumento da circulação sanguínea. Alterações de humor também são bastante frequentes, acompanhadas de cansaço, melancolia, insônia, depressão, ansiedade e redução da libido.

Além disso, a menopausa pode alterar a aparência da pele, unhas e cabelos. Isso ocorre porque o estrogênio (hormônio que faz o controle da ovulação e o desenvolvimento das características femininas) está reduzido e a produção de colágeno (substância que garante a elasticidade da pele) é desestimulada. Como resultado, as rugas ficam mais aparentes, a pele e as unhas se tornam mais finas e os cabelos caem com mais facilidade.

Na menopausa precoce, pode haver ainda uma alteração nos períodos menstruais, que se tornam irregulares e mais curtos.

Apesar dos sintomas apresentados, é importante que as mulheres saibam que é possível viver bem durante a menopausa. Para isso, elas devem tomar alguns cuidados que contribuirão para a sua saúde e bem-estar durante essa fase da vida. As dicas valem também para a menopausa precoce!

Nesse sentido, dois cuidados são fundamentais para amenizar os desconfortos típicos desse período: alimentação adequada e prática de exercícios físicos.

O consumo de alimentos naturais, por exemplo, reforçam o sistema imunológico e as atividades físicas, entre outros benefícios, estimulam a produção de hormônios importantes para as mulheres nessa fase.

Claro que estas duas medidas são válidas para qualquer fase da vida e para todas as pessoas, mas durante a menopausa elas ganham ainda mais importância, já que aumentam a disposição e o bom humor das mulheres e ajudam a manter a saúde em dia.

Os hábitos saudáveis nesse período, associados ao acompanhamento médico, também ajudará a evitar o risco de desenvolver outras doenças. Isso porque as alterações hormonais deixam a mulher mais suscetível à osteoporose e os problemas cardiovasculares como infarto, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e hipertensão.

Para a redução da libido, um paliativo é o uso de lubrificante íntimo feito à base de água, mas não deixe de consultar seu médico para avaliar a necessidade da reposição hormonal, que embora seja necessária em alguns casos, não deve ser feita de forma indiscriminada e sem acompanhamento profissional. O ideal é recorrer a produtos naturais e fitoterápicos, quando possível.

Por ser um complemento alimentar totalmente natural e de excelente valor nutricional, ele ajuda no equilíbrio do sistema imunológico e no controle da circulação sanguínea, além de oxigenar as células e contribuir com muitos outros benefícios para corpo e mente.

Ao tomar Cogumelo do Sol® todos os dias, a mulher terá mais pique, energia e disposição para a prática de exercícios regulares e ainda garantirá a complementação alimentar de que tanto precisa para a qualidade de vida nesse período da menopausa.

Fonte: Blog Saúde, Vita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *