Dicas

A vida começa aos 65 anos: Saiba como curtir a terceira idade

Terceira idade

A ideia de que as pessoas que passaram dos 65 anos já aproveitaram tudo que a vida tinha para oferecer pode ser um equívoco. Trata-se de uma crença limitante que faz com que as pessoas deixem de aproveitar momentos especiais junto com a família e os amigos na terceira idade.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para apresentar algumas dicas que você pode adotar para curtir a terceira idade da melhor forma possível.

Boa leitura!

Neste artigo você vai ler sobre:

  • Pratique atividades físicas de forma regular
  • Planeje viagens incríveis
  • Tenha uma alimentação saudável
  • Acredite em você
Pratique atividades físicas de forma regular

Praticar exercícios físicos na terceira idade com regularidade (ao menos 3 vezes por semana) é fundamental para se alcançar uma boa qualidade de vida, pois isso garante vários benefícios à saúde no curto, médio e longo prazo, como:

  • Aumenta a disposição e, consequentemente, o bem-estar das pessoas;
  • Combate o excesso de peso, facilitando a locomoção;
  • Reduz a pressão arterial;
  • Ajuda a controlar a glicemia;
  • Elimina sintomas da depressão, assim como o estresse;
  • Fortalece os ossos, bem como as articulações.

     

Leia também: Mente ativa e saudável na terceira idade

Planeje viagens incríveis

Na terceira idade o seu compromisso é apenas consigo mesmo, por isso aproveite cada segundo, inclusive planejando para conhecer lugares que sempre desejou e ainda não teve tempo de fazer.

É hora de tirar todas as ideias do papel e de se reunir com seus amigos, que estão na mesma fase que você, afinal, eles também buscam novas oportunidades. E além deles, os familiares que esperaram tanto para ter mais tempo de estar em sua companhia.

Tenha uma alimentação saudável

Com o tempo e a falta de cuidados, o corpo humano tende a sofrer um gasto mais acelerado. Os ossos se desgastam, as células enfraquecem e os músculos perdem a força, por isso os bons hábitos são especialmente importantes na terceira idade.

Sabendo disso, cuide com carinho da sua alimentação. Evite alimentos processados, excesso de açúcar e frituras, que podem colocar em risco sua saúde. E prefira alimentos ricos em nutrientes como frutas, verduras, carnes magras, entre outros. 

As boas noites de sono também são muito importantes e a alimentação contribui para que isso seja possível. E tudo isso será importante para prevenir problemas de saúde como hipertensão, câncer, osteoporose e diabetes, por exemplo.

Veja alguns dos alimentos que contribuem com a saúde na terceira idade:

  • Alimentos naturais como leite, frutas, verduras, carnes magras e ricas em ômega 3 como o peixe (evite os industrializados);
  • Alimentos ricos em fibras como as leguminosas (feijão, ervilha, soja, etc), grãos, farelos e farinhas integrais (arroz, linhaça, aveia, cevada, etc).

O Cogumelo do Sol® também é um alimento natural que pode ser consumido diariamente e que não possui qualquer contraindicação. Ele ajuda na complementação das carências nutricionais, contribuindo para o equilíbrio da imunidade, fixação de cálcio nos ossos, melhoria da circulação sanguínea, oxigenação das células, equilíbrio da flora intestinal e além disso, dá mais energia, pique e disposição para a pessoa na terceira idade curtir a vida.

Acredite em você

Quando chegamos nessa fase da vida, o importante é não perdermos a alegria de viver e acreditar que muita coisa boa está por vir, afinal ainda é possível realizar grandes sonhos.

Mantenha os bons amigos e familiares por perto e tenha relacionamentos saudáveis, pois isso é fundamental para melhorar nossa saúde mental e, consequentemente, a qualidade de vida. Jamais tente se isolar!

E por fim, consulte regularmente o seu médico para realizar exames e fazer o acompanhamento necessário para manter a sua saúde em dia.

Viva bem. Viva com saúde.

Leia também: 5 Dicas para criar uma rotina alimentar saudável na melhor idade!

Fontes: Campev, SBA Residencial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *