Dicas

A importância da vitamina D na terceira idade

Você sabia que ter problemas frequentes como: cansaço, alterações de humor, dores musculares, depressão, além de outros problemas, pode ser falta de Vitamina D?

Conhecida como a vitamina do Sol, a vitamina D é um hormônio lipossolúvel, que ajuda principalmente a absorver o cálcio no organismo, mas também em outras funções do sistema imunológico, digestivo, circulatório e nervoso.

A vitamina D é um dos nutrientes mais importantes para o funcionamento adequado do organismo. Ela pode ser adquirida de diversas maneiras, mas principalmente pela exposição controlada ao Sol. Outras formas podem ser pelo consumo de alimentos ricos nesse nutriente, como são o caso do salmão, cogumelos e gemas de ovos, por exemplo.

Ainda assim, dados da Organização Mundial da Saúde revelam que “metade da população mundial tem quantidades insuficientes desse nutriente”, sobretudo, os idosos, sendo que, segundo o órgão, alguns estudos associam as baixas taxas dessa vitamina à fraqueza óssea, problemas cardíacos, diabetes, câncer, demências e até doenças autoimunes, como a esclerose múltipla.

A instituição destaca ainda que a reposição da vitamina do Sol na terceira idade é fundamental para se preservar a qualidade de vida desse grupo. A seguir, entenda melhor a relação entre qualidade de vida na terceira idade e níveis adequados de vitamina D no corpo.

Benefícios da vitamina D

Esse importante nutriente atua prevenindo diversas doenças, entre elas o raquitismo, esclerose, artrite, problemas de saúde que costumam atingir principalmente pessoas com idade acima de 65 anos. Um grupo considerado de risco e que, portanto, deve ter atenção especial.

Confira alguns dos principais benefícios da Vitamina D, ressaltados pelo Ministério da Saúde:

Ajuda a fortalecer a massa muscular, o que, na prática, garante maior resistência às pessoas idosas, fazendo com que elas tenham uma melhor qualidade de vida no que se refere a mobilidade;

Atua impedindo o desenvolvimento de calvície, ainda que se trate de um problema que atinge também os jovens, os idosos que buscam evitar o problema ou o agravamento da situação, devem repor a vitamina D;

Melhora o fortalecimento dos ossos. Como sabemos, quando se chega a certa idade, os ossos ficam comprometidos, de modo que fazer a manutenção da massa óssea é essencial para que se mantenha a qualidade de vida;

Auxilia no combate doenças consideradas resistentes ao sistema imunológico, como o Coronavírus, além de muitas outras.

É importante saber que os raios ultravioletas do tipo B (UVB) são os responsáveis pela síntese desse nutriente no organismo e que permite aos idosos e todas as pessoas a ficarem mais fortes para combater potenciais doenças que são capazes de afetar a saúde e a qualidade de vida.

Uma maneira de consumir a vitamina D é se expondo de maneira controlada ao Sol. Os especialistas recomendam tomar banho de sol diariamente por 20 minutos. No entanto, para quem não tem tempo de seguir essa recomendação de forma diária, pode fazê-lo no final de semana. Uma hora em cada dia.

Vale lembrar, que embora o mais adequado seja tomar banho de Sol entre 10h e 16h, há riscos de ocorrerem queimaduras, lesões oculares e até doenças da pele, em razão disso, os médicos costumam advertir que no verão ou em dias com temperaturas acima de 30ºC, é melhor evitar o Sol do meio-dia, por ser muito intenso e perigoso. E para quem prefere proteger a cabeça e o rosto, fiquem tranquilos, pois deixar as pernas, mãos e braços à mostra, ou 15% do corpo, já é o suficiente para que a Vitamina D possa agir.

E não se esqueça de fazer exames periódicos que possam identificar a falta da Vitamina D.

Cuide de você e de quem você ama e mantendo a vitamina D em dia. O legítimo Cogumelo do Sol ® contém Ergosterol, que é o precursor da Vitamina do Sol e ajuda na manutenção da saúde de pessoas idosas e as de todas as idades.

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Fontes: Viva Bem – Uol | Blog da Saúde – Ministério da Saúde

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